Aristeu Pires

O traço contemporâneo, a leveza nas formas e o primoroso acabamento artesanal são características marcantes no design de Aristeu Pires. Apaixonado pelo trabalho em madeira, o designer gosta de explorar e valorizar a riqueza das espécies brasileiras em suas diversas criações.
Natural da Bahia, passou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, antes de se mudar para Canela, no Rio Grande do Sul, onde mantém sua marcenaria. O design de mobiliário entrou na sua vida quase por acaso. De mudança da capital fluminense — onde, por 25 anos, trabalhou com computação –, para a Serra Gaúcha, não encontrou móveis que lhe agradassem. Para mobiliar sua nova casa, decidiu colocar a mão na massa e construir suas próprias peças. Não demorou a perceber que era hora de mudar de profissão.
Admirador dos traços simples e fluentes do design dinamarquês, Aristeu Pires optou pelo design contemporâneo por acreditar que ele consegue extrair beleza de traços simples, sem a volatilidade dos modismos ou o rebuscado pesado — e, por vezes, nada ergonômico – de peças concebidas com foco mais na estética do que no conforto e na praticidade. Ao lado da funcionalidade, a ergonomia é uma das grandes preocupações de seu trabalho. “Nossa casa é um refúgio onde queremos nos sentir bem. Os objetos estão ali para nos propiciar bem-estar e simplificar nossa vida”, diz.
Cada vez mais reconhecidas no mercado, suas peças costumam ser batizadas com nomes femininos. Pai de seis filhas, Aristeu diz que a escolha tem um motivo simples: ele considera a mulher uma obra-prima de design do Criador. “A mulher é mais aconchegante, bem acabada, ergonômica, agradável aos olhos. Não é isso que se espera de uma boa cadeira ou poltrona?”, pergunta. Uma das mais famosas é a poltrona Gisele, vencedora no 21° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, em 2007, na categoria mobiliário. A inspiração veio da modelo Gisele Bündchen. “A poltrona tem um visual europeu e, ao mesmo tempo, o tempero da brasilidade, exatamente como a Gisele”, disse, na época da premiação.
Desde que começou sua trajetória no design, em 2001, Aristeu Pires tem se destacado em importantes eventos e exposições na área, tanto no Brasil quanto no exterior.