Zanini de Zanine

Zanini de Zanine nasceu no Rio de Janeiro em 1978 e cresceu acompanhando o trabalho do pai, o mestre José Zanine Caldas (1918-1993), um dos maiores nomes do mobiliário moderno brasileiro.
Formado em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, em 2002, Zanini de Zanine produziu seu primeiro móvel durante o estágio que fez com Sergio Rodrigues, no início dos anos 2000. “O que une o design de hoje ao criado nas décadas de 1950 e 1960 é o calor, o uso contínuo da madeira”, diz. “Para mim, é um caminho quase natural, que decorre da sorte de ter podido acompanhar, desde pequeno, o ofício de grandes nomes. Tudo isso faz com que eu tenha sensibilidade e um aprofundamento que cresceu com o convívio com Sergio Rodrigues.”
A partir de 2003, Zanini começou a produzir móveis com madeira maciça misturada e material de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas –, trabalho que batizou de Carpintaria Contemporânea. A partir de 2005, passou a criar uma linha de móveis com peças fabricadas industrialmente, usando diversos tipos de materiais, como plástico, metacrilato e metais, além da madeira. Para representar os móveis dessa nova linha, fundou, em 2011, o Studio Zanini, na capital fluminense.
Em pouco mais de uma década de carreira, teve seu trabalho reconhecido em importantes premiações no Brasil e no exterior, como o Prêmio Museu da Casa Brasileira (2009 e 2010), o IDEA Brasil (2014) e o IF Design (2012), na Alemanha.
Atualmente, Zanini de Zanine produz suas próprias coleções e assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais, como a francesa Tolix e as italianas Cappellini, Slamp e Poltrona Frau.